Bem-vindo. Welcome. Salve!

Bem-vindo. Welcome. Salve!


Aqui você vai encontrar um pouco de tudo, inclusive alguma mistura de português, latim, inglês, francês, não necessariamente nesta ordem, mas predominando sempre a língua portuguesa, procurando seguir o Novo Acordo Ortográfico. Confesso que neste último quesito terei algumas dificuldades, principalmente referentes à hifenização, que é algo que nem os linguistas chegaram a um consenso definitivo ainda. No mais, meu modo de pensar pode parecer não muito convencional, mesmo porque possuo um espectro da psiquê bipolar e borderline, embora pessoalmente eu não goste destes rótulos. Na seção "links interessantes" pode encontrar algo sobre isso, se estiver interessado(a).

Desarme-se de todo preconceito, elimine os julgamentos equivocados a priori e deixe as conclusões a posteriori. ;-)

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Novo ano, graças a Júpiter?


Sim. Vou explicar. Usei o nome do poderoso Deus romano Júpiter, que é o correspondente do deus grego Zeus, para aludir ao Império Romano. Para a sociedade ocidental cristã "nós" estamos no ano de 2010, por ser aproximadamente o tempo decorrido desde que supostamente Jesus Cristo nasceu, embora não haja nenhuma referência histórica concreta desse fato, excetuando variadas crendices populares contraditórias, que foram passadas oralmente, não mais verossímeis do que qualquer conto de fadas.

Bom, na verdade TAMBÉM estamos a aproximadamente 2010 anos da morte do primeiro imperador romano (e desta vez com muito maior precisão), César Augusto, inaugurador da Pax Romana, que revolucionou o mundo da época, que de fato mudou toda história do mundo ocidental, deixando o maior legado cultural, jurídico, social, geográfico, linguístico, etc, de todos os tempos da história, que perdura fortemente até os dias de hoje, obviamente!

(Foto: estátua de Gaius Julius Caesar Augustus, do latim, nome adotado por César Augusto até sua morte.)

2 comentários:

Jéh disse...

Sabe, apesar de gostar de história, e me virar relativamente bem em discussões about, não tinha parado para pensar no decorrer do tempo desde a morte de César.
Não que não tenha pensado nos fatos, mas não pensei no "tempo"... 2010 anos decorridos de um acontecimento "megaputaqueparívelmente" mais plausível do que a morte de um suposto Cristo. E, no entanto, seguimos um calendário todo, ou quase todo, baseado em dias de Santos (que também são duvidosos) e festas religiosas cristãs (?)(posto que a maioria foi uma incorporação e modificação das festas pagãs para adequar melhor o povo da antigüidade). É uma coisa bizarra, pra não dizer insana. A questão da fé é... complicada...
Não vou me estender muito.
Na verdade só queria dizer que, deixado totalmente de lado os puxasaquismos, seus textos são bastante inteligentes e eu os aprecio muito.
Abraço Roger, fique bem.
E (?)feliz 2010(?)!!!

Le chat c'est moi disse...

Isso que você disse é verdade também. Nosso calendário foi adaptação de festas pagãs, que alguns religiosos ingenuamente acreditam serem datas "sagradas".

E sim, Feliz 2010 para você também! :-D

(Principalmente por comemorar a morte [ou o nascimento] de Augusto; ou melhor ainda: a inauguração do império romano.)