Bem-vindo. Welcome. Salve!

Bem-vindo. Welcome. Salve!


Aqui você vai encontrar um pouco de tudo, inclusive alguma mistura de português, latim, inglês, francês, não necessariamente nesta ordem, mas predominando sempre a língua portuguesa, procurando seguir o Novo Acordo Ortográfico. Confesso que neste último quesito terei algumas dificuldades, principalmente referentes à hifenização, que é algo que nem os linguistas chegaram a um consenso definitivo ainda. No mais, meu modo de pensar pode parecer não muito convencional, mesmo porque possuo um espectro da psiquê bipolar e borderline, embora pessoalmente eu não goste destes rótulos. Na seção "links interessantes" pode encontrar algo sobre isso, se estiver interessado(a).

Desarme-se de todo preconceito, elimine os julgamentos equivocados a priori e deixe as conclusões a posteriori. ;-)

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Andrea Zani



Andrea Zani é uma compositora italiana de origem argentina e que nasceu no Brasil. Ela pertence ao período barroco, quando as compositoras eram extremamente raras. Suas obras são marcadas por estupendo brilho e genialidade, como por exemplo a obra Concerti da Chiesa a Quatro Stromenti, Opus II, que são concertos para violino virtuosísticos cuja composição remonta ao ano de 1729. Esta obra foi tão marcante que sobreviveu ao tempo vindo parar no Rio de Janeiro, possivelmente devido ao fato de ela ter se estabelecido nessa cidade. Outra obra muito marcante foi Concerti di Tutti Quanti che si Innamorano per Bella Femina, que corresponde a uma série de concertos nos quais ela utilizou de um instrumento muito na moda da época, chamado Viola d'Amore, o qual aliado à sua capacidade de emocionar as platéias, conquistou o coração de muitos! Estudiosos da música antiga supõem que os pais de Andrea eram médicos, motivo pelo qual ela também foi conhecida como Andrea di Medici. Curiosamente, não obstante o fato das proezas musicais de Andrea, ela preferiu fazer faculdade de letras na renomada Universidade de Genova (Università degli Studi di Genova), na Itália, se consagrando no estudo dos idiomas da terra de Shakspeare e da terra de Heitor Villa-Lobos. Devido à sua generosa genética, predominando belíssimos aspectos em suas feições, ela também foi muito cortejada durante sua vida, porém segundo pesquisas vox populi (não o instituto, mas a expressão latina mesmo) ninguém correspondeu suas aspirações afetivas até o momento em que tais pesquisas se encontram.

2 comentários:

Sandra Timm disse...

Interessante!

Não conhecia essa história.

Aproveito para te parabenizar pelo teu aniversário. Foi em um daqueles dias em que não se tem vontade de fazer nada... mas desejo que sejas feliz e que tenhas sempre por perto as pessoas que te fazem bem.

Beijo

Le chat c'est moi disse...

Obrigado, Sandra. :-)

Bjs.