Bem-vindo. Welcome. Salve!

Bem-vindo. Welcome. Salve!


Aqui você vai encontrar um pouco de tudo, inclusive alguma mistura de português, latim, inglês, francês, não necessariamente nesta ordem, mas predominando sempre a língua portuguesa, procurando seguir o Novo Acordo Ortográfico. Confesso que neste último quesito terei algumas dificuldades, principalmente referentes à hifenização, que é algo que nem os linguistas chegaram a um consenso definitivo ainda. No mais, meu modo de pensar pode parecer não muito convencional, mesmo porque possuo um espectro da psiquê bipolar e borderline, embora pessoalmente eu não goste destes rótulos. Na seção "links interessantes" pode encontrar algo sobre isso, se estiver interessado(a).

Desarme-se de todo preconceito, elimine os julgamentos equivocados a priori e deixe as conclusões a posteriori. ;-)

quarta-feira, 21 de julho de 2010

BWV 245

Embora eu não vista a camiseta do agnosticismo e da incredulidade, não é nenhum segredo que sou agnóstico cético quanto à existência de alguma divindade pessoal conforme a maioria das religiões ocidentais pregam. Contudo, ao ouvir exatamente agora há pouco a Paixão Segundo São João de J.S.Bach (BWV 245) sou levado a crer, mesmo que momentaneamente, que algo superior existe, especialmente durante o coro introdutório. Não pela letra, que é basicamente o que consta no conhecido evangelho, mas sim pela brilhante e metafísica associação musical com a "fonética", produzindo sensações que transcendem os sentidos. É algo monumental. É praticamente um êxtase, um orgasmo sacro da alma!

Para quem quiser conferir, esta gravação está disponível neste link (que por sinal é um excelente blog de música erudita): http://musikalischeopfer.blogspot.com/2009/06/jsbach-johannes-passion.html

Nenhum comentário: