Bem-vindo. Welcome. Salve!

Bem-vindo. Welcome. Salve!


Aqui você vai encontrar um pouco de tudo, inclusive alguma mistura de português, latim, inglês, francês, não necessariamente nesta ordem, mas predominando sempre a língua portuguesa, procurando seguir o Novo Acordo Ortográfico. Confesso que neste último quesito terei algumas dificuldades, principalmente referentes à hifenização, que é algo que nem os linguistas chegaram a um consenso definitivo ainda. No mais, meu modo de pensar pode parecer não muito convencional, mesmo porque possuo um espectro da psiquê bipolar e borderline, embora pessoalmente eu não goste destes rótulos. Na seção "links interessantes" pode encontrar algo sobre isso, se estiver interessado(a).

Desarme-se de todo preconceito, elimine os julgamentos equivocados a priori e deixe as conclusões a posteriori. ;-)

terça-feira, 12 de outubro de 2010

2ª carta de São Paulo a Timóteo, capítulo 3, versos 1 a 5

É curioso o fato de um espiritualista-agnóstico escrever um texto inspirado numa passagem bíblica que vi em outro blog, mas realmente foi algo inspirador. :-)

"...nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com ninguém, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos do respeito "à sua própria espécie e ao ambiente de forma geral" [Deus, no original], tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela."

Obviamente isso É o que vemos hoje, o que pode nos levar a uma posição de total descrença quanto ao futuro ético e moral do ser humano ou da própria existência humana; ou ainda um processo de "desumanização" da humanidade, que renderia uma longa tese, o que não é o objetivo desta postagem. Contudo, diante dessa situação de barbárie devemos nos lembrar que individualmente podemos ter o pleno direito de sermos extravagantes, no sentido de não concordar com diversas atrocidades em vários níveis. Talvez o "espírito livre [e superior]" que Nietzsche falava¹, remeta a esse aspecto.

É bom também lembrar que apesar de termos exemplos de pessoas que foram símbolos da maldade, desde assassinos até ditadores e reis sanguináreos, a humanidade teve e tem exemplos de paz e justiça, nos quais particularmente eu tenho certa esperança de que nesta presente vivência humana ou em outra (se houver) tais ideais sejam mais realidade do que uma utopia.

¹ Nietzsche: Além do Bem e do Mal; aforismo 44

5 comentários:

Juliana disse...

olá! Gostei muito do teu post. E é verdade, estamos vivendo bem nesses "tempos difíceis". Paulo descreve exatamente a humanidade nos dias atuais, e com detalhes. O que temos que fazer é não ser iguais e observar em nós mesmos traços dessa maldade e nos limpar de toda essa imundícia!
Beijo
Juliana

Sandra Timm disse...

Eu acho que há uma semelhança desse trecho da carta do apóstolo Paulo a Igreja de Coríntio com os textos de Nietzche. Eu sou cristã e gosto de Nietzche. Acho que é uma questão de seguir aquilo que está também na Bíblia e foi escrito também por Paulo em sua carta aos Tessalonicences no capítulo 5, no verso 20: "Examinai tudo. Retende o bem.". Aliás, em todo o capítulo 5 encontramos exortações bastante úteis e interessantes, independentes de nossa opção espiritual, que com certeza são úteis moralmente. Dá uma lida, acho que você vai gostar.

No mais, um grande abraço e escreva sempre.

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

...traigo
sangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


TE SIGO TU BLOG




CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...


AFECTUOSAMENTE
ULTRA INSANIAM ET RATIONEM

ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER Y CHOCOLATE.

José
Ramón...

Le chat c'est moi disse...

José Ramón, es con mucho contentamento que leo tus poetizadas palabras tan ricas y llenas de inspiración, y es también una grande honra tener tan importante persona comentando en mi humilde blog. Seguro que voy a seguirte en tus iluminados y preciosos escritos.

Saludos desde Brasil.

Le chat c'est moi disse...

Juliana, (super atrasado) de fato eu inspirei este post em parte de um post seu. Bjs. :-)

Sandra! (super atrasado também!)

Concordo com praticamente tudo o que você disse. Dei uma lida sim. Aliás, eu já li bastante essa passagem nos meus tempos de "prática religiosa", digamos. Grande abraço para você também. :-D