Bem-vindo. Welcome. Salve!

Bem-vindo. Welcome. Salve!


Aqui você vai encontrar um pouco de tudo, inclusive alguma mistura de português, latim, inglês, francês, não necessariamente nesta ordem, mas predominando sempre a língua portuguesa, procurando seguir o Novo Acordo Ortográfico. Confesso que neste último quesito terei algumas dificuldades, principalmente referentes à hifenização, que é algo que nem os linguistas chegaram a um consenso definitivo ainda. No mais, meu modo de pensar pode parecer não muito convencional, mesmo porque possuo um espectro da psiquê bipolar e borderline, embora pessoalmente eu não goste destes rótulos. Na seção "links interessantes" pode encontrar algo sobre isso, se estiver interessado(a).

Desarme-se de todo preconceito, elimine os julgamentos equivocados a priori e deixe as conclusões a posteriori. ;-)

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Semi-auto-medicação explicada

Dentro de meu armário tenho dezenas de caixas de medicações psiquiátricas, das mais diferentes classes. Bom, em minha última consulta com meu psiquiatra, foi estipulado que eu tomaria bupropiona, associada ao lítio e divalproato de sódio e clonazepam eventualmente, que eu já tomava. Essa escolha foi feita para combater sintomas depressivos e minimizar ao máximo uma possível virada maníaca ou sintomas maníacos, posto que a bupropiona, segundo estudos, é um dos antidepressivos mais seguros para tratamento de depressão associada ao transtorno bipolar. ¹

Porém, a bupropiona atua unicamente nos sintomas depressivos, aumentando muito a ansiedade, podendo me levar a quase ataques de pânico (quem já teve sabe o quanto isso é horrível!), além de causar insônia marcante. Sem falar na possibilidade de sintomas psicóticos em quem tem certa propensão para isso, já que ela é um antidepressivo noradrenérgico e dopaminérgico (aumenta a disponibilidade desses dois neurotransmissores no SNC - Sistema Nervoso Central).

A mirtazapina, que eu tomava antes, por cerca de um 5 anos, é uma medicação "heróica" para depressão. Extremamente potente, rápida e eficiente, mas ela é muito noradrenérgica também.

(Qualquer medicação que é noradrenérgica - que aumenta a concentração de noradrenalina e que apesar da semelhança do nome não tem nada a ver com a adrenalina - tem o poder de aumentar, e muito, a agressividade e impulsividade na pessoa, principalmente em quem tem transtornos afetivos/de humor). ²


Pois bem. Achei uma caixa de escitalopram aqui, que é um ISRS (Inibidor Seletivo da Recaptação da Serotonina), assim como paroxetina, fluoxetina, reboxetina, sertralina, entre tantos outros. Acontece que existem vários receptores serotoninérgicos e cada ISRS atua de uma forma particular nesse sentido. Acontece também que, segundo estudos ³, quando a medicação atua nos receptores 5-HT2 ela provoca aumento da agressividade e impulsividade nos indivíduos, enquanto que se ela atua no receptor 5-HT3 ela provoca diminuição da agressividade e impulsividade, ao mesmo tempo que proporciona efeito antidepressivo. E é mais ou menos isso que o escitalopram faz, pelo fato de ter pouca afinidade pelos receptores 5-HT2* e possivelmente afinidade pelo 5-HT3, sendo por este motivo que o escolhi para me "auto-medicar", ou seja, diminuir sintomas depressisvos, aumentando minha energia, ao mesmo tempo proporcionando um bom bloqueio para sintomas de pânico, sem muito risco para sintomas (hipo)maníacos em dose baixa à moderada. Eu chamo de "semi-auto-medicação" porque essa combinação foi sugerida na última consulta ao invés da bupropiona, e como já conheço o efeito e possíveis interações entre inúmeras medicações psiquiátricas, digamos que eu tenha o respaldo do meu médico para fazer pequenas alterações no esquema medicamentoso com o que eu já tenho aqui.

Referências:

¹ Tratamento da Depressão Bipolar - Dr. Beny Lafer (Doutor em psiquiatria - USP) [ http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/vol32/s1/49.html ]

² Tratamento farmacológico da impulsividade e do comportamento agressivo, Pedro Antônio Schmidt do Prado-Lima (PUCRS) [ http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-44462009000600004&script=sci_arttext]

³ Neurobiology of Aggression and Violence - Larry J. Siever, M.D. [ http://ajp.psychiatryonline.org/cgi/content/full/165/4/429?maxtoshow=&hits=10&RESULTFORMAT=1&author1=siever&title=Neurobiology+of+aggression+and+violence&andorexacttitle=and&andorexacttitleabs=and&andorexactfulltext=and&searchid=1&FIRSTINDEX=0&sortspec=relevance&resourcetype=HWCIT ]

* Escitalopram - bula [ http://www.medicinanet.com.br/bula/8151/escitalopram.htm ]

Nenhum comentário: